top of page

Introdução ao Desenvolvimento Emocional

  • Foto do escritor: Patrícia Azevedo
    Patrícia Azevedo
  • 22 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2023

Uma breve introdução para pensar e compreender os sentimentos e emoções humanas

Expressar nossos sentimentos e emoções de forma adequada é fundamental para manter o bem-estar pessoal e relacionamentos saudáveis. Embora as emoções sejam processos biológicos naturais, as habilidades necessárias para lidar com elas de maneira potente e assertiva não são inatas, mas sim, precisam ser desenvolvidas. Essas habilidades podem ser adquiridas ao longo do tempo, através da prática de competências como consciência, espontaneidade, intimidade e autonomia.


Para trabalhar a consciência emocional, é fundamental saber identificar o que se está sentindo. Quando temos consciência das nossas emoções, podemos compreender melhor como elas nos afetam e, assim, aprender a expressá-las de forma saudável. Além disso, conhecer a dinâmica de funcionamento dos nossos sentimentos e emoções também é um importante passo nesse processo.


Os sentimentos humanos podem ser divididos em três categorias em um desenvolvimento sequencial:

  1. Desejos físicos relacionados à sobrevivência e percepções sensoriais, como fome, sede, frio, calor, sono, sensações corporais (circulação, digestão, glandular, etc.), tato, audição, visão, olfato, paladar, Fome de Carícias e necessidades motoras.

  2. Reações às sensações mencionadas anteriormente, quando supridas ou frustradas, bem como a estímulos externos, como sons, leite quente, receber carícias, prazer, conforto, dor, desconforto, raiva, tristeza, alegria, entre outros.

  3. Desejos mais complexos que emergem à medida que o organismo se desenvolve, entrelaçados com a imaginação e o pensamento, como curiosidade, exuberância, agressividade, competitividade, inveja, sexualidade, carinho, Fome de Reconhecimento, autonomia, intimidade, entre outros.


Entender essa divisão sequencial pode ajudar a compreender melhor os processos emocionais e a facilitar o desenvolvimento da consciência emocional das pessoas. Com esse entendimento, é possível começar a criar um ambiente saudável e estimulante para a experimentação, identificação e expressão saudável de emoções e sentimentos.


Referências


English, F. W. (1971). Racket and real feelings. Transactional Analysis Journal, 1(4).

Comments


P | A | E

bottom of page