top of page

Afinal, o que é o PSUB (Personalidade Subjetiva)?

  • Foto do escritor: Patrícia Azevedo
    Patrícia Azevedo
  • 13 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Conceituando Personalidade Subjetiva sob a perspectiva da Análise Transacional.

O termo PSUB - Personalidade Subjetiva, cunhado por Ari Martins, é uma adição relativamente recente ao campo das ciências psicológicas. Ele se refere a uma característica originada no Estado de Ego Criança que é impressa, implantada ou desenvolvida pela pessoa, e que pode se manifestar por meio de emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos em qualquer um dos Estados de Ego. A personalidade subjetiva representa uma distorção da identidade que ocorre durante o processo de subjetivação do indivíduo, resultando na alienação de si mesmo. Sua presença impede o pleno desenvolvimento da autonomia e afeta, de diferentes maneiras e em diferentes graus, as capacidades de consciência, espontaneidade e intimidade.


Quando uma pessoa está sob a influência e atuação da PSUB, ela enfrenta dificuldades em se autoconhecer e compreender a si mesma, pois não reconhece essa característica como uma defesa, mas sim como uma parte intrínseca de sua personalidade. Da mesma forma, fica impedida de agir de forma livre e autêntica, emitindo comportamentos e emoções não autênticos - uma espécie de disfarce, tornando-se cada vez menos espontânea e verdadeira. Por fim, acaba se engajada em relacionamentos superficiais e pouco significativos, pois a conquista da intimidade requer que se mostre como realmente é, algo que a PSUB justamente tenta evitar.


No entanto, Ari Martins não apenas criou o conceito da PSUB, mas também desenvolveu ferramentas e abordagens terapêuticas para explorá-la e transformá-la. Vários profissionais qualificados foram capacitados para trabalhar com essa abordagem e continuam a aprimorá-la. Por meio de um processo de autoanálise e cuidado com um terapeuta qualificado, é possível identificar e desafiar essas defesas, dar novos significados às experiências passadas e promover uma integração saudável dos Estados de Ego. Além disso, a aplicação desse conceito e das técnicas associadas tem permitido que terapeutas e seus clientes alcancem metas terapêuticas de maneira mais rápida do que a terapia convencional.


Ao compreender e trabalhar a PSUB, podemos buscar a construção de uma personalidade mais autêntica, equilibrada e integrada. A jornada em direção à transformação da PSUB é um processo contínuo de autodescoberta e crescimento pessoal, que nos permite alcançar uma maior consciência de nós mesmos, espontaneidade genuína e relacionamentos mais profundos e gratificantes.

Comentários


P | A | E

bottom of page