Carícias, Descontos e Desqualificação: há distinção entre os conceitos?
- Patrícia Azevedo
- 12 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set. de 2024
Compreendendo a importância de distinguir Carícias, Descontos e Desqualificação na Análise Transacional e seu impacto nas dinâmicas das Carícias.
Um breve alinhamento sobre tradução e linguagem
A Análise Transacional foi idealizada e desenvolvida pelo psiquiatra Eric Berne em inglês, contando com a contribuição de outros autores ao longo do tempo. A maioria dos conceitos criados por Berne e outros autores foram inicialmente descritos em inglês e posteriormente traduzidos para outros idiomas.
No caso da tradução para o português, em particular, houve diversos ajustes até que, por meio da UNAT - União dos Analistas Transacionais, os conceitos foram unificados. Atualmente, a leitura de certos textos já remete a conceitos específicos, embora a tradução não seja literal - por exemplo, o termo em inglês "Strokes" dentro da AT refere-se à Carícias, embora a tradução para o português seja outra.
O mesmo acontece com o termo "Discount", amplamente abordado por Jacque Schiff. Schiff escreve sobre "Discount" e "Discounting", referindo-se ao que conceituamos em português como "Desqualificação". No entanto, Cooper e Kahler (1974) propuseram uma análise das "Carícias" e do "Discount", na qual a tradução mais adequada seria, de fato, "Desconto".
Esta autora que vos escreve acredita que os analistas transacionais se beneficiariam com a inclusão desse conceito no rol de conceitos da AT como algo diferente de Desqualificação, pois ele favorece a compreensão de muitos padrões e comportamentos das pessoas, especialmente no que tange Carícias. Embora o "Desconto" esteja relacionado com a "Desqualificação", é um conceito próprio em si mesmo.
Portanto, neste estudo, abordaremos "Discount" como "Desconto".
Sobre Carícias e Descontos
A Carícia é uma unidade relevante de reconhecimento. Cooper e Kahler (1974) observaram que alguns estímulos, embora se pareçam com Carícias, não são relevantes, sendo chamados de Descontos. Assim, o Desconto é um estímulo não relevante que não gera reconhecimento.
Do ponto de vista conceitual, na língua portuguesa e na definição mais comum, "desconto" é um acordo no qual se concede uma dedução do valor da mercadoria. Ao analisarmos Descontos de Carícias, o que está sendo deduzido é o valor daquele estímulo em termos de fornecer algum tipo real de reconhecimento e validação em relação ao outro. Por exemplo, "Gosto de você" é uma Carícia Positiva. "Claro que gosto de você, eu gosto de homens altos" é um Desconto, pois:
1. a expressão de apreço pelo outro se torna genérica, pois não se gosta da pessoa pela pessoa e sim pelo fato dela ser alta, dando a entender que qualquer pessoa alta receberia o mesmo apreço;
2. sugerir que alguém gostaria de outra pessoa apenas por ela ser alta é irrelevante.
Cooper e Kahler (1974) destacam que, enquanto as Carícias constroem vidas, mesmo as negativas, condicionais e incondicionais, os Descontos destroem vidas, pois são irrelevantes e não cumprem a função de reconhecimento de si mesmo e do outro que as Carícias possuem. Os Descontos não são nutritivos para a existência e não saciam a Fome de Reconhecimento.
Assim como as Carícias podem ser classificadas como Positivas ou Negativas, Adequadas ou Inadequadas, e Condicional ou Incondicional, os Descontos também. Vejamos alguns exemplos:
Carícia Positiva Incondicional: “Gosto de você [eu] por você [eu].”
Carícia Positiva Condicional: “Você [eu] fez um bom serviço no trabalho.”
Carícia Negativa Condicional: “Você [eu] fez um serviço ruim no trabalho.”
Carícia Negativa Incondicional: “Não gosto de você [eu] por você [eu].”
Desconto Positivo Incondicional: “Claro que gosto de você [eu], eu gosto de todos [eu]”
Desconto Positivo Condicional: “Você [eu] fez um bom serviço no trabalho, afinal, todos disseram isso”
Desconto Negativo Condicional: “Você [eu] fez um serviço ruim no trabalho, afinal, todos disseram isso”
Desconto Negativo Incondicional: “Basicamente, você [eu] não é tão bom quanto os outros”
Embora haja Desqualificação nos Descontos, fazer essa distinção entre os dois termos é útil para analisar os padrões de Carícias do cliente e para o trabalho de Psicoeducação. Por exemplo, um cliente pode acreditar erroneamente que está oferecendo muitas Carícias Positivas, quando na verdade está fazendo Descontos. Essa percepção equivocada pode ser revista, permitindo uma reflexão mais precisa sobre os padrões de Carícias.
Promover distinção entre os conceitos de Descontos e Desqualificação é útil para os analistas transacionais. Ao incluir o conceito de Desconto na teoria e nas práticas da AT, ampliamos nosso entendimento dos processos de reconhecimento e validação, possibilitando uma intervenção mais precisa.
A unificação e o alinhamento conceitual na tradução dos termos da Análise Transacional são cruciais para o avanço dessa abordagem terapêutica. Ao aprofundar nossa compreensão dos Descontos e sua relação com as Carícias, podemos oferecer suporte mais efetivo aos clientes, auxiliando-os na transformação de seus padrões de comunicação e promovendo maior consciência dos processos de reconhecimento e validação nas relações pessoais.
Referências
Cooper, T., & Kahler, T. (1974). Uma classificação de oito partes para Carícias e Descontos.
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