top of page

Entendendo sobre Transações: um ponto de partida para o Analista Transacional

  • Foto do escritor: Patrícia Azevedo
    Patrícia Azevedo
  • 13 de mar. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 12 de jun. de 2023

O que são Transações e como classificá-las

Neste post, você pode aprender sobre:


  1. O que são Transações

  2. Em quais níveis a interação humana pode ocorrer

  3. Critérios para identificação e classificação das Transações

  4. Tipos de Transação

    1. Transações Complementares

    2. Transações Cruzadas

    3. Transações Ulteriores

  5. Referências


O que são Transações?


As Transações são a unidade básica da interação humana, constituindo-se de trocas de estímulos (E) e respostas (R) entre Estados de Ego (EE) específicos de diferentes pessoas. Uma Transação é constituída por uma ação (estímulo – E) e uma reação (resposta – R). Não havendo resposta, não existe Transação. Contudo, vale ressaltar que não responder é uma das inúmeras opções frente a um estímulo. A não resposta comunica que não se quer responder, o que é uma comunicação em si. Mas, para que aconteça uma Transação, deve haver uma resposta observável ou graduável: verbal, gestual, escrita.


Em resumo:

Transações = troca de estímulos >>> estímulo transacional e resposta transacional, a qual pode se tornar um novo estímulo transacional.


Em quais níveis a interação humana pode ocorrer?


As interações humanas podem ocorrer em dois níveis diferentes, muitas vezes de forma simultânea. O primeiro nível é o social, que é facilmente observável, evidente, aparente, aceitável ou plausível. Já o segundo nível é o psicológico, composto por características ocultas, sutis, menos perceptíveis e, em alguns casos, até mesmo desonestas.


Os níveis em que a interação ocorre determina é um dos fatores para identificar e classificar uma Transação.


Critérios para identificação e classificação das Transações


As Transações podem ser identificadas e classificadas a partir dos seguintes critérios:


1. Pelo número de Estados de Ego participantes:

  • Simples: apenas dois Estados de Ego participam;

  • Complexas: mais de dois Estados de Ego Participam.


2. Pela origem das respostas:

  • Complementares: o Estado de Ego para a qual o estímulo foi direcionado é o mesmo que responde;

  • Cruzadas: a resposta parte de um Estado de Ego diferente daquele para o qual o estímulo foi direcionado.


3. Pelo número de mensagens emitidas simultaneamente:

  • Não Ulteriores: apenas um estímulo é transmitido;

  • Ulteriores: há presença de mais de um estímulo simultâneo. As Transações Ulteriores podem ser:


- Angulares: dois estímulos simultâneos e apenas uma resposta. Por exemplo, uma pessoa emite um estímulo em nível social e psicológico (dois estímulos) e a resposta é apenas a nível social;

- Duplex: dois estímulos e duas respostas simultâneas. Por exemplo, uma pessoa emite um estímulo em nível social e psicológico (dois estímulos) e a resposta é a nível social e psicológico (duas respostas).



Tipos de Transação


Transações Complementares


As Transações Complementares envolvem apenas dois Estados de Ego, sendo que o Estado de Ego para o qual o estímulo foi endereçado é o mesmo que responde ao estímulo. Em outras palavras, a mensagem enviada por um Estado de Ego específico consegue a resposta esperada de um Estado de Ego específico da outra pessoa. Se a resposta é a esperada, então a Transação é considerada Complementar.


Vale destacar que as Transações Complementares podem ser classificadas como Simétricas ou Assimétricas. As Simétricas ocorrem entre Estados de Ego iguais, ou seja, A-A (Adulto-Adulto), P-P (Pai-Pai) e C-C (Criança-Criança). Já as Assimétricas ocorrem entre Estados de Ego diferentes, como P-C (Pai-Criança) e C-P (Criança-Pai).


Exemplos:

ree
ree
ree
ree

Transações Cruzadas


As Transações Cruzadas são um tipo de interação que envolve a participação de mais de dois Estados de Ego (EE). Esse tipo de Transação ocorre quando uma resposta inesperada é dada a um estímulo, sendo que a tendência quando isso acontece é que as pessoas se retirem da presença uma das outras, se afastem ou mudem de assunto. As transações cruzadas são uma fonte frequente de sofrimento entre as pessoas.


Nesse tipo de interação, existem três possibilidades para a resposta ao estímulo:

- A resposta (R) volta ao Estado de Ego emissor, mas de um Estado de Ego diferente daquele para a qual o estímulo (E) foi direcionado >>> por exemplo, E P --> P e R C --> P;

- A resposta (R) volta do Estado de Ego que recebeu o estímulo (E), mas para um Estado de Ego diferente do emissor >>> por exemplo, E P --> P e R P --> C;

- A resposta (R) volta de um Estado de Ego diferente aquele para o qual o estímulo (E) foi direcionado para um Estado de Ego diferente do que emitiu o estímulo (E) >>> por exemplo, E P --> P e R C --> C.


As Transações Cruzadas são chamadas assim porque, na representação diagramada, as setas que representam os estímulos e as respostas se cruzam, embora isso nem sempre ocorra. Esse ponto pode gerar dúvidas em muitos estudantes, pois ao diagramar uma Transação com estímulo (E) Criança - Criança e resposta (R) Pai - Criança, por exemplo, as setas não se cruzarão. Nesse sentido, os diagramas funcionais são mais apropriados para demonstrar Transações Cruzadas do que os diagramas estruturais, como pode ser visto nos exemplos a seguir.


Exemplos:

ree
ree
ree


Transações Ulteriores


As Transações Ulteriores são caracterizadas por transmitirem mensagens duplas e em dois níveis: social (evidente) e psicológico (disfarçado). Um estímulo disfarçado não pode existir a menos que haja um evidente. O estímulo psicológico é compreendido como disfarçado, pois é transmitido, recebido ou ambos assim: de maneira disfarçada, abaixo da consciência.


Em geral, há incongruência entre a mensagem transmitida em cada nível. Como é difícil atender a dois estímulos ao mesmo tempo, o estímulo (E) social distrai o Adulto (A), mas a Criança (C) ou o Pai (P) ficam influenciados pelo estímulo (E) psicológico que, como não chega à consciência do Adulto (A), não pode ser enfrentado de maneira conveniente e, por isso, "fisga" um programa interno negativo.


Esse mecanismo constitui a base dos Jogos Psicológicos e, geralmente, implicam em manipulações, pois, para que o estímulo fisgue determinado Estado de Ego de outra pessoa, deve existir falta de informação, ingenuidade ou uma patologia, alguma fraqueza ou ponto fraco no Estado de Ego que responde. Do contrário, a pessoa que recebeu os estímulos (E sociais e psicológicos) daria uma resposta direta ao nível social desse estímulo (E), desqualificando a parte oculta da mensagem.


As Transações Ulteriores podem ser Angulares ou Duplex. As Angulares envolvem três Estados de Ego: dois do emissor e um do receptor. Por exemplo, um estímulo social Adulto (A) – Adulto (A) e psicológico Adulto (A) – Criança (C) e resposta Criança (C) – Criança (C). As Duplex, por sua vez, envolvem quatro Estados de Ego: dois do emissor e dois do receptor que responde. Por exemplo, estímulo social Adulto (A) – Adulto (A) e psicológico Criança (C) – Criança (C) e resposta social Adulto (A) – Adulto (A) e psicológica Criança (C) – Criança (C).


Exemplos:


ree
ree
ree


Referências


Berne, Eric. O que você diz depois de dizer olá?: a psicologia do destino. 1. ed. São Paulo: Nobel, 1988.

James, M., & Jongeward, D. (1982). Nascido para Vencer: Análise Transacional com Experiências Gestalt (7a ed., Vol. 1). Editora Brasiliense S.A.

Karpman, S., Opções, in: Prêmios Eric Berne. 4. ed. Porto Alegre: UNAT, 2010.

Kertész, R. (1987). Análise Transacional Ao Vivo (1a ed., Vol. 1). Summus Editorial.


Comentários


P | A | E

bottom of page